Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

A quarta casta da série é a Merlot, o que podemos destacar de importante sobre ela?

Casta #4 Merlot

De origem bordalesa, filha da Cabernet Franc e irmã da Carmenère, seu nome original é Merlot Noir (o que poucos sabem). Acredita-se que é derivado do nome de um pássaro chamado na Europa de “Melro”, pois atrai muitos pássaros quando sua colheita se aproxima.

Aromas e sabores:

Seus aromas e sabores variam de acordo com o grau de maturação na época da colheita. Sua forma mais comum são uvas cultivadas em climas quentes ou sobremaduras oriundas de clima moderado, resultando em vinhos com aromas de amora, ameixa preta, cereja preta, muito corpo, acidez média, nível de álcool médio para alto e taninos macios. Em climas moderados ou mais frescos exibem mais frutas vermelhas, notas herbais, mentol, e um pouco mais de tanino e acidez. Os melhores Merlot geralmente são envelhecidos em barris de carvalho, adquirindo sabores especiados e amadeirados (baunilha, toffe, chocolate, café, etc).

Blends ou Corte:

A Merlot vem trazer suavidade e corpo, tornando o vinho mais fácil de beber, o que sem ela seria um vinho mais ápero, menos elegante. É muito encontrada em cortes com a Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. Em Bordeaux, na Austrália, EUA e África do Sul é muito comum encontrar o blend Cabernet-Merlot, no Chile é popular em cortes com a Carmenère e na Argentina, com a Malbec.

Principais regiões produtoras:

🇫🇷França: Bordeaux

🇦🇺Austrália: Margareth River

🇳🇿Nova Zelândia: Hawke´s Bay

🇺🇸EUA: Napa Valley e Alexander Valley

🇨🇱Chile: Valle del Maipo, Valle de Rapel e Valle de Colchagua

🇧🇷Brasil: Serra Gaúcha

🇦🇷Argentina: Mendoza

🇿🇦África do Sul: Stellenbosch

#confrariadobob #vino #vinho #vin #vinrouge #vinblanc #vinhobranco #serragaucha #cabernetsauvignon #merlot #wine #vinblanc #instawine #redwine #vinhotinto #vinhos #uva #uvas #wine #vinoblanco

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.