Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Hoje nossa nave viaja à região do Dão, quase centro norte de Portugal, onde a Aliança Vinhos de Portugal, do grupo Quinta da Bacalhôa, elabora o vinho de hoje.

Empresa de mais de 90 anos, a Aliança exporta para mais de 60 países, sendo o Brasil, um de seus principais mercados. Em 2007 adquirida pelo grupo Bacalhôa, é considerada pela Wine Spectator uma das 20 melhores empresas do setor a nível mundial.

Seu Aliança Underground Museum, é um espaço expositivo único, ícone do enoturismo português. Vamos ao vinho!

Vinho da noite:

Ficha técnica – Aliança Reserva Dão 2013

Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz e Jaen (Mencía)
Envelhecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês
Preço médio: R$ 50,00
Potencial de guarda: 8 anos
País: Portugal
Região: Dão
Vinícola: Aliança Vinhos (Quinta da Bacalhoa)
Graduação alcoólica: 13,5%
Temperatura de serviço: 16° C

Avaliação do Bob:

Vinho de cor rubi intenso, viscoso, com densas lágrimas pela borda da taça. Ao olfato é limpo, aromático, rico, notas de fruta em compota, ameixa em caldas, figo, azeitonas pretas, também especiarias secas, alcatrão, couro, tabaco, leve defumado, carvalho, toffee, notas de tosta, leve verniz. Em boca é seco, taninos suaves, elegantes, corpo médio, acidez média+, um conjunto exótico com uma acidez surpreendente que traz muita vida ao vinho, bom nível de fruta, um pouco mais jovem em boca que ao olfato, refrescante, muito vivo, vibrante, sabores de morango em compota, cereja, leve amadeirado, final persistente, com muita fruta e leve adstringência. Um vinho português de muita elegância, com fruta, madeira, taninos, corpo e acidez bem integrados. Me agradou bastante este Dão!

Nota de 1 a 5
4.2

Harmonização:

Pão baguete de parmesão com cream cheese e salame Milano.

Também harmoniza com bacalhau gratinado no azeite, risoto de funghi secchi, churrasco de fraldinha, lasanha de quatro queijos.

#confrariadobob #vino #vinho #vin #vinrouge #vinotinto #vinhobranco #dão #portugal #wine #vinblanc #instawine #redwine #vinhotinto #bacalhoa #douro #vinhodoporto #vinhos #porto #alentejo #aliancavinhos

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.