Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Hoje nossa nave visita Sauternes, uma região localizada a 40km de Bordeaux, França, que ficou conhecida mundialmente por produzir um vinho branco de sobremesa muito famoso e cobiçado em todo mundo.

O vinho é obtido graças a ação do fungo Botrytis Cinerea, que aparece nas videiras por volta do mês de setembro, com ajuda do micro-clima de sua região. O fungo provoca a porosidade da película das uvas, facilitando a evaporação da água contidda em cada bago, aumentando assim a sua concentração natural de açúcar.

Este processo obriga que a colheita seja feita manualmente, tornando o vinho muito custoso, de alto valor agregado, pois não são simplesmente vinhos de colheita tardia. Para receber a denominação “sauternes” cada vinho tem que ser declarado e cada exploração tem que cumprir com rígidas regras vitícolas.

Vinho da noite:

Ficha técnica – Chateau Les Justices Sauternes 2008

Castas (cepas): 88% Sémillon, 8% Sauvingnon Blanc e 4% Muscadelle
Safra: 2008
Envelhecimento: 18 meses em tanques de cimento
Potencial de guarda: 20 anos
Preço médio: R$ 300,00
País: França
Região: Sauternes
Produtor: Chateau Les Justices
Graduação Alcoólica: 14%
Temperatura de serviço: 10°C

Avaliação do Bob:

De cor dourada intensa, límpido, meio pálido. Ao olfato é limpo, intenso e complexo, aromas de pêssego em compota, mel, própolis, glicerina, marmelada, amêndoas e avelãs secas, laranja cristalizada. Em boca é doce, corpo médio+, acidez pronunciada que segura bem a doçura, é complexo, volumoso, sabores de frutas em compota, algumas notas medicinais, seu final é bem longo. Vinho de muita qualidade, VIBRAÇÃO TOTAL!!!

Nota de 1 a 5
4.6

Harmonização da noite:

Degustado durante aula da certificação WSET LEVEL 2.

Também harmoniza com foie gras, queijos azuis e maturados, pudim de doce de leite, toblerone, bolo de cenoura com calda de chocolate.

#confrariadobob #vino #vinho #instavinho #sauternes #vinotinto #frança #france #wine #winetasting #bordeaux #winetime #instawine #redwine #vinhotinto #bsb #vin #vinrouge #happyhour #vinhos #vinblanc #vinoblanco #vinhobranco

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.