Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa tarde, confrades!

Nossa nave hoje vai ao Sudeste australiano, uma região tradicional de produção de vinhos no novo mundo, com ampla variedade de castas. Com destaque para as brancas Chardonnay, Sauvignon Blanc e Semillon, esta última muito utilizada para compor os blends, e as castas tintas Syrah, conhecida na Austrália como “Shiraz”, e também Cabernet Sauvignon e Merlot, estas duas últimas também muito tradicionais nos blends de predominância de Shiraz.

O clima quente, com verões muito intensos, propicia bom nível de amadurecimento das uvas, resultando em vinhos aromáticos e de grande personalidade.

Uma curiosidade, é muito tradicional da indústria do vinho australiana, a utilização da vedação com a tampa de rosca “screw cap”, inclusive nos vinhos de guarda, que vem sendo cada vez mais aprimorada.

Vinho da tarde:

Ficha técnica – Kangaroo Vine 09 Chardonnay

Casta (cepa): 100% Chardonnay
Safra: 2009
Envelhecimento: de 8 a 10 meses em barricas de carvalho francês e americano
Potencial de guarda: 10 anos
Preço médio: R$ 70,00
País: Austrália
Região: Sudeste australiano
Produtor: Kangaroo Vine
Graduação alcoólica: 13%
Temperatura de serviço: 8°C

Avaliação do Bob:

Um vinho de cor dourada intensa, límpido, pálido, vibrante, com sinais de viscosidade. Ao olfato é limpo, tem intensidade média, notas de frutas maduras, bons sinais de evolução, abacaxi doce, melão, um pouco de verniz, mel, lascas de queijo. Em boca é seco, corpo e acidez médias, bom conjunto, bem amadurecido, ainda muito vivo, traz boa complexidade para um Chardonnay, é bem untado, sabores de frutas tropicais, muito rico, seu final é longo e levemente amanteigado.

Nota de 1 a 5
4.3

Harmonização da tarde:

Bolinhos de bacalhau.

Também harmoniza com filé de frango grelhado ao chimichurri, massas ao molho branco, risoto de shitake, quiche de ricota com espinafre.

#confrariadobob #vino #vinho #instavinho #vinotinto #australia #wine #sushi #chardonnay #vinhobranco #valedosvinhedos #vinoblanco #bentogonçalves#bacalhau #kangaroo #redwine #vinhotinto #vin #vinrouge #vinblanc #serragaucha #vinhos #camarão #mendoza

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.