Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Hoje a nave dos confrades desembarca em Puglia, Sul da Itália, região muito renomada em produzir e exportar vinhos elaborados à partir da casta Primitivo, oriunda mais provavelmente da Croácia, há centenas de anos, segundo pesquisadores.

A casta Primitivo é o carro chefe nos vinhos da região, sendo a Primitivo de Manduria, uma micro região de solo argiloso situada ao sul de Puglia, próxima ao mar Jônio, a mais conhecida.

É também a uva mais emblemática da viticultura dos EUA, lá é chamada de Zinfandel, e comanda o mercado norte americano com excelentes vinhos de terroirs de clima quente e seco, resultando em vinhos maduros, com muito corpo, e uma tradicional quantidade natural de açúcar residual, muito apreciada pelo exigente mercado interno. Vamos ao Lucarelli de hoje!

Vinho da noite:

Ficha técnica – Luccarelli Primitivo di Puglia IGP 2015

Casta (cepa): Primitivo
Safra: 2015
Envelhecimento: Estágio em tanques de aço inox
Preço médio: R$ 80,00
Potencial de guarda: 6 anos
País: Italia
Região: Puglia
Vinícola: Luccarelli
Graduação alcoólica: 14%
Temperatura de serviço: 16° C

Avaliação do Bob:

Um vinho de cor rubi um pouco violeta, límpido, profundo. Aromas frutados, com notas de frutas negras, amoras, mirtilos, especiarias secas, pimenta preta, leve dulçor, cacau pronunciado, toffe, um pouco de notas terrosas. Em boca é seco, taninos potentes, corpo médio e acidez alta, formam uma trinca muito harmoniosa, um pouco aveludado, boa presença em boca, apesar de novo, jovem, já confere boa complexidade sabores de frutas negras maduras, seu final é longo. Um vinho jovem que já demonstra personalidade, e confirma a mesma excelente qualidade de seu irmão mais nobre, o Luccarelli Old Vines.

Nota de 1 a 5
4.0

Harmonização da noite:

Gnochi ao sugo.

Também harmoniza com picanha na brasa, ragu de cordeiro, queijos de média maturação, outras massas ao sugo.

#confrariadobob #vino #vinho #vin #vinrouge #instavinho #vinotinto #italia #wine #puglia #primitivo #zinfandel #instawine #conchaytoro #redwine #italy #vinhotinto #serragaúcha #valedosvinhedos #vinhos #eua

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.