Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Voltamos ao Chile, Valle de Colchagua, para orgulhosamente apresentar aos confrades um ícone da viticultura chilena: o Montes Alpha estréia na Confraria do Bob em sua versão Syrah, que teve sua primeira vindima em 1999. É o vinho de menor produção de toda linha Alpha, sendo somente seis toneladas de uvas por hectare.

Foi indicado pela revista Wine Spectator como um dos vinhos de melhor relação qualidade/preço em todo mundo, tendo sido indicado para a prestigiosa lista dos “100 Melhores Vinhos do Mundo”.

Para a Wine Enthusiast, é consistentemente um vinho que merece notas altíssimas, sendo descrito como profundo e cheio de nuances. Vamos à ele!

Vinho da noite:

Ficha técnica – Montes Alpha Syrah 2009

Casta (cepa): 90% Syrah, 7% Cabernet Sauvignon e 3% Viognier
Safra: 2009
Envelhecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês
Preço médio: R$ 140,00
Potencial de guarda: 10 anos
País: Chile
Região: Colchagua Valley, Vinhedos de Apalta
Vinícola: Viña Montes
Graduação alcoólica: 14,8%
Temperatura de serviço: 18° C
Decantação sugerida: 30 minutos

Avaliação do Bob:

Um vinho de cor rubi com reflexos violáceos, límpido, profundo e bastante viscoso. Ao olfato aromas de geléia de frutas negras, cereja, mirtilos, pimenta preta, couro, carvalho, tabaco, notas abaunilhadas, notas terrosas, algumas especiarias doces, melaço. Em boca é seco, taninos potentes, corpo e acidez médios+, boa complexidade, boa presença em boca, sabores de framboesas, cerejas, seu final é alegremente longo! Vinho singular!

Nota de 1 a 5
4.6

Harmonização da noite:

Tábua de queijos.

Também harmoniza com carnes de cordeiro, churrasco de fraldinha, embutidos aromáticos, pizza de pepperoni, lasanha à bolonhesa.

#confrariadobob #vino #vinho #vin #vinrouge #instavinho #montesalpha #vinotinto #reserva #chile #viñamontes #wine #winevinhos #winetasting #winetime #instawine #colchagua #syrah #redwine #vinhotinto #serragaúcha #valedosvinhedos #wineandcheese #vinhos #bentogonçalves

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.