Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa tarde, confrades!

Hoje nossa nave volta à Mendoza, Argentina, ao Vale de Uco, onde temos um terroir apropriado ao cultivo da Chardonnay.

Com altitude entre 1050 e 1700 metros acima do nível do mar, são os vinhedos mais altos da província local, e uns dos mais altos do mundo. Com grande intensidade solar, baixas temperaturas noturnas, água, solo aluvial e arenoso, além de clima propício, ambiente ideal de maturação completa das uvas trazendo boa relação entre açúcar e acidez.

A água da irrigação de suas uvas é proveniente do degelo da cordilheira dos andes, com baixo pH, conferindo maior acidez, mais cor e potencial de guarda.

Este vinho obteve 88 pontos em sua avaliação no guia Descorchados.

Vinho da noite:

Ficha técnica – Salentein Reserve Chardonnay 2013

Casta (cepa): 100% Chardonnay
Safra: 2013
Envelhecimento: 10 meses em barricas de carvalho francês mais 6 meses em garrafa
Preço médio: R$ 120,00
Potencial de guarda: 6 anos
País: Argentina
Região: Vale de Uco, Mendoza
Vinícola: Bodegas Salentein
Graduação alcoólica: 14%
Temperatura de serviço: 11° C

Avaliação do Bob:

Um vinho de cor dourada, pálido, límpido, bem viscoso. Ao olfato é bem aromático, floral, aromas de fruta de caroço, manga, notas de mel, hortelã, notas tostadas. Em boca, corpo e acidez média, é refrescante, notas herbáceas, é untado, seu final é longo e persistente. Um Chardonnay do novo mundo que estagia em barricas e que nos entrega uma boa complexidade, uma infinidade de aromas e sabores, e muita personalidade. Muito bom vinho!

Nota de 1 a 5
4.2

Harmonização da tarde:

Queijo brie bem jovem e fresco, cortado em finas fatias quando ainda gelado.

Também harmoniza com, crustáceos ao molho côco, peixe frito com arroz de leite e batatas fritas, queijo grana padano ao mel de abelhas, culinária japonesa.

#confrariadobob #vino #vinho #vin #vinrouge #instavinho #vinotinto #reserva #argentina #bodegasalentein #wine #winevinhos #winetasting #winetime #instawine #malbec #conchaytoro #redwine #chile #vinhotinto #serragaúcha #valedosvinhedos #wineandcheese #vinhos #bentogonçalves #happyhours

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.