Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Hoje eu trago aos nobres confrades um vinho moderno, de uma vinícola chilena que utiliza tecnologia de ponta e muita qualidade na elaboração de seus vinhos.

A Cono Sur, vinícola do grupo Concha y Toro, cultiva suas uvas Pinot Noir no Valle Central, região mais genérica do Chile, em um terreno pobre nutrientes, o que obriga suas raízes à buscarem uma maior profundidade, ideal para uvas viníferas, seu clima é ameno com noites frias e manhãs com neblinas, pelo menos 80% de sua colheita é feita manualmente, sendo o resto mecanizada.

A linha “bicicleta” é composta de seis brancos, um rosé e seis tintos e recebem este nome em alusão às diversas práticas ecologicamente corretas adotadas pela vinícola.

Vinho da noite:

Ficha técnica – Cono Sur Bicicleta Pinot Noir 2014

Casta (cepa): 100% Pinot Noir
Safra: 2014
Envelhecimento: 50% do vinho repousam em barricas de carvalho e os outros 50% em tanques de aço inox, ambos por 8 meses
Potencial de guarda: 5 anos
Preço médio: R$ 50,00
País: Chile
Região: Valle Central
Produtor: Cono Sur
Graduação alcoólica: 14,0%
Temperatura de serviço: 16°C

Avaliação do Bob:

Um vinho cor púrpura, límpido, além dos típicos aromas de frutas vermelhas, cereja, morango, percebe-se leves notas tostadas, algumas especiarias. Em boca é refrescante, taninos finos, acidez bem presente que sustentam seus 14% de teor alcoólico, final médio levemente frutado e adocicado. Um jovem Pinot do Novo Mundo que traz um pouco de complexidade mesclada com jovialidade pelo fato de metade de sua composição repousar 8 meses em barricas. Recomendo!

Nota de 1 a 5

Harmonização da noite:

Risoto de Camarões Potiguares ao funghi sechi com um leve toque de parmesão.

Também harmoniza com peixes e frutos do mar, churrasco de picanha suína, queijos leves e pizza de frango ao catupiry.

#confrariadobob #vino #vinho #instavinho #vinotinto #chile #wine #winetasting #winetime #instavinho #instawine #risoto #pinotnoir #Santiago #whitewine #vinhotinto #natal #vinblanc #vinhobranco #happyhour #drink #alcoholic #camarões #vinhos #camarão #bicicleta #conosur

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.