Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

A sétima casta da série é a Pinot Noir, também conhecida na Alemanha como Spatburgunder

Casta #7 Pinot Noir

Originária da Borgonha, é uma uva de características muito próprias e grande personalidade. Na minha humilde opinião ela é um excelente exemplo para ilustrarmos o conceito de Terroir. Ela origina vinhos bastante diferentes dependendo de onde é plantada. Assim como na Borgonha são produzidos os mais consagrados e míticos vinhos de Pinot, é bem difícil reproduzir os Pinots de outras partes do mundo, onde cada Terroir valoriza particularmente algumas de suas características.

Aromas e sabores:

Sendo uma casta de pele fina, os vinhos de Pinot são normalmente ligeiros em cor, com níveis de taninos baixos a médios. Esta uva gosta de climas moderados ou frescos, nas regiões mais frias quando ela não amadurece totalmente originam vinhos com sabores vegetais tipo couve ou folhas molhadas. Nas regiões onde se consegue um clima propício os vinhos trazem aromas e sabores de fruta vermelha tipo morango, framboesa e cereja. Nas regiões de clima mais quente os sabores delicados dão lugar a uma fruta em compota, com algum açúcar residual.

Os vinhos de Pinot em sua maioria devem ser consumidos jovens, preservando sua refrescância e sabor de fruta fresca vibrante. Porém alguns Pinots de alta qualidade, tem capacidade de envelhecer e desenvolver boa complexidade, surgindo nuances vegetais e animais tipo cogumelo, carne-caça e notas defumadas.

Quando envelhecido em barris de carvalho as notas tostadas e de baunilha trazidas pela madeira podem sobrepor um pouco os sabores delicados de fruta fresca.

Blends ou Corte:

Muito raramente na Borgonha pode ser encontrada em cortes com a Gamay.

Principais regiões produtoras:

🇫🇷França: Borgonha

🇩🇪Alemanha: Pfalz e Baden

🇿🇦África do Sul: Walker Bay

🇦🇺Austrália: Yarra Valley e Mornington Peninsula

🇳🇿Nova Zelândia: Central Otago e Marlborough

🇺🇸EUA: Califórnia e Oregon

🇨🇱Chile: Valle de Casablanca e San Antonio

#confrariadobob #vino #vinho #vin #vinrouge #vinblanc #vinhotinto #pinot #pinotnoir #borgogne #borgonha #wine #vinhos

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.