Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

A sexta casta da série é a Syrah, também conhecida na Austrália, Nova Zelândia e África do Sul como Shiraz.

Casta #6 Syrah

Originária do Vale do Rhône, onde estudos de DNA concluíram que surgiu do cruzamento das castas Mondeuse Blanche, casta branca natural da região de Savóia, próxima ao Rhône e Dureza, casta tinta natural de Ardèche, situada a oeste do Rhône.

Aromas e sabores:

A Syrah ou Shiraz é uma casta de pele grossa e cor escura, origina vinhos de cor profunda, com níveis de taninos que vão de médios a altos e geralmente acidez em intervalo mediano. Seus vinhos normalmente apresentam muito corpo e sabores e aromas de fruta preta (amoras, framboesas, ameixas) especiarias picantes como pimenta do reino, além de chocolate, café e cacau. Quando cultivada em regiões de clima moderado também apresenta notas herbáceas e defumados, em regiões mais quentes apresenta notas adocicadas e especiarias como alcaçuz.

Com o envelhecimento cresce em complexidade e desenvolve notas vegetais e animais como couro, chão de bosque molhado e terra.

É muito comum ser vinificada passando por estágio em barricas de carvalho, conferindo ao vinho notas de torrada, fumo, toffe, baunilha e óleo de côco.

Blends ou Corte:

O Blend de Syrah mais clássico é o famoso “GSM”, com as uvas Grenache, Syrah e Mourvèdre, muito encontrado no Rhône, mas que está ganhando expressão no novo mundo, principalmente Austrália e Chile.

Principais regiões produtoras:

🇫🇷França: Vale do Rhône e Languedoc

🇿🇦África do Sul: Stellenbosch

🇦🇺Austrália: Barossa Valley, Hunter Valley e McLaren Valley

🇺🇸EUA: Califórnia e Washingto

🇨🇱Chile: Valle de Colchagua e Valle de Limarí

🇦🇷Argentina: Mendoza

#confrariadobob #vino #vinho #vin #vinrouge #vinblanc #vinhobranco #syrah #shiraz #australia #cotesdurhone #wine #vinblanc #instawine #redwine #vinhotinto #vinhos #uva #uvas

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.