Boa noite, confrades!

Esta semana nossa nave pousa no Valle de Rapel, onde a Lapostolle, considerada a vinícola mais francesa do Chile, elabora o nosso Merlot de hoje. Tive o privilégio de conhecer a vinícola em dezembro de 2017, o lugar é mítico, único.

Fundada em 1994 pela francesa Alexandra Marnier e inspirada nos melhores vinhos europeus, a Lapostolle elabora vinhos brancos, tintos e rosés de grande classe e elegância, possui mais de 370 hectares de vinhas em 3 regiões do Chile e exporta seus vinhos para mais de 60 países.

A linha Cuvée Alexandre é a segunda mais alta em seu portfólio e se destaca nas versões das castas Syrah, Merlot, Cabernet Sauvignon e Chardonnay, são uvas cultivadas nos mesmos vinhedos dos ícones Borobó e Clos Apalta, o que comprovam sua alta qualidade.

Vinho da noite:

Ficha Técnica – Cuvée Alexandre Merlot 2013

Castas (cepas): 85% Merlot e 15% Carmenère
Envelhecimento: 55% do vinho amadurece 10 meses em barricas de carvalho francês
Preço médio: R$ 200,00
Estimativa de guarda: 10 anos
Região: Valle de Rapel
Vinícola: Lapostolle
Graduação alcoólica: 13,5%
Temperatura de serviço: 19° C

Avaliação do Bob:

De cor rubi intenso, profundo e límpido. Traz aromas de fruta negra compotada, ameixa, figo, especiarias como pimenta preta e alcaçuz, com evolução em taça abre notas de barricas como cacau e chocolate amargo.

Em boca é seco, taninos sedosos, aveludados, corpo e acidez médios+, um vinho de grande presença em boca, potente, robusto, mas de muito equilíbrio e elegância, sabores de violetas e notas adocicadas, final de boa persistência. Posso dizer que foi um dos melhores chilenos que já degustei, ainda pode ganhar mais equilíbrio com alguns anos de guarda.

Nota de 1 a 5: 4.6

Harmonização da noite:

Filet Mignon selado na manteiga com risoto de St Pauli.

Também harmoniza com pernil de cordeiro, risoto de funghi, talharim com ragu de costela, maminha ao forno, bife ancho com legumes, queijos semiduros.

#confrariadobob #vino #vinho #vin #vinhos #instavinho #vinhotinto #wine #chile #vinotinto #instawine #redwine #lapostolle #merlot #rose #santiago #churraco #risoto #caberbet #confraria #amigos

Sigam a @confrariadobob
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz, como as de uvas Cabernet Sauvignon, Carmenère, Chardonnay, Malbec, Merlot e Syrah, ou das minhas viagens para Portugal e Chile. Confira também artigos especiais, como: minhas dicas de culinária, as Dicas do Bob e as melhores promoções que eu encontro pela net.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.