Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Esta semana nossa nave pousa na Califórnia, EUA, e traz aos confrades um Pinot Grigio de clima quente, complexo, interessante e incomum.

Sendo a maior e mais importante região vinícola dos EUA, a Califórnia com suas montanhas, vales, planícies e planaltos, tem uma topografia tão complexa quanto seu clima, que oferece aos viticultores, terroirs dos mais variados estilos.

Heterogênea também em relação aos vinhos, é sede de algumas das maiores empresas de vinho do mundo e também o lar de muitas vinícolas boutique, algumas delas atraem preços astronômicos para seus vinhos cult.

Seja pela produção em massa ou pela vinificação artesanal de uma única vinícola, a Califórnia produz 90% dos vinhos produzidos nos Estados Unidos. Também fornece mais de 60% de todo o vinho consumido no país Vamos ao vinho de hoje!

Vinho da tarde:

Ficha técnica – Fetzer Pinot Grigio 2011

Castas (cepas): 100% Pinot Grigio (Pinot Gris)
Envelhecimento: estágio em barricas de carvalho
Preço médio: R$ 80,00
Estimativa de guarda: 8 anos
Região: California
Vinícola: Fetzer Wines
Graduação alcoólica: 12,5%
Temperatura de serviço: 8° C

Avaliação do Bob:

Um vinho de cor dourado intenso, límpido, pálido e viscoso. Ao olfato é aromático, traz notas de frutas tropicais, abacaxi maduro, figo fresco, maçã vermelha, notas adocicadas, damasco, mel, verniz, leves notas tostadas. Em boca é seco, corpo médio, boa acidez, acentuada, é salivante, o que confere personalidade ao vinho, sabores de fruta madura, abacaxi, leve notas de maçã, seu final é longo e salivante. Um belo exemplar de vinho branco de clima moderado a quente, me parece no auge, não acredito que possa se beneficiar com mais tempo de guarda.

Nota de 1 a 5
4.4

Harmonização:

Queijo Petit Suisse com torradas.

Também harmoniza com camarões a dorê, queijos brancos e frescos, quiche de ricota com espinafre, risoto de alho poró, empanadas de frango com requeijão.

#confrariadobob #vino #vinho #vin #vinhos #instavinho #vinhotinto #wine #chile #vinotinto #instawine #redwine #malbec #rose #santiago #sushi #sashimi #riesling #vinrouge #pinotgris #pinotgrigio #eua #California

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.