Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Hoje nossa nave pousa no Vale de Tupungato, região de Mendoza, Argentina, onde a italiana Masi elabora vinhos muito originais, combinando características do terroir local com as técnicas de vinificação do Vêneto.

A Masi é perita no peculiar processo de passificação, que consiste em deixar as uvas em esteiras de bambu após a colheita para perderem água e concentrarem açúcar, aromas e sabores, dando origem a vinhos intensos. Este é um dos grandes segredos dos poderosos Amarones, uma das grandes estrelas do mundo do vinho. Não seria exagero algum dizer que este poderoso mas ao mesmo tempo elegante vinho é o “Amarone Argentino”. Vamos a ele! Salud!

Vinho da noite:

Ficha técnica – Corbec 2010

Castas (cepas): 70% Corvina 30% Malbec
Envelhecimento: 18 meses em barricas de carvalho francês
Preço médio: R$ 250,00
Estimativa de guarda: 15 anos
Região: Mendoza
Vinícola: Masi Agrícola
Graduação alcoólica: 14,5%
Temperatura de serviço: 17° C

Avaliação do Bob:

Cor rubi intenso com bordas grená, é bem profundo e opaco, viscoso, de lentas lágrimas. Ao olfato é limpo, complexo, notas de fruta preta compotada, ameixa, figo, mirtilo, traz ricas camadas de aromas especiados, pimenta negra, alcaçuz, tabaco, caixa de charuto, notas animais, notas amadeiradas, carvalho, toffee. Em boca é seco, taninos maduros, elegantes, corpo médio, acidez média+, é aveludado, carnudo, boa presença e volume, o equilíbrio é mister, seus 14,5% de álcool passam despercebidos em função do conjunto harmonioso, sabores de frutas negras maduras, ameixa e figo são destaques, notas de madeira muito bem integradas com a fruta, seu final é marcante, de grande persistência. Considero num ótimo ponto de consumo, mas acredito que suporta mais alguns anos com boa saúde.

Nota de 1 a 5
4.7

Harmonização:

Risoto de carreteiro do Bob.

Também harmoniza com carne de cordeiro, leitão à pururuca, risoto de ossobuco, carnes vermelhas grelhadas.

#confrariadobob #vino #vinho #vin #vinhos #instavinho #italia #corvina #masiagricola #veneto #vinhotinto #wine #argentina #instawine #redwine #amarone #malbec #mendoza #risoto #carreteiro #vinrouge

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.